quinta-feira, 14 de junho de 2012

SISTEMA DE CONCURSO INFORMATIZADO PERGUNTAS MAIS FREQUENTES





SISTEMA DE CONCURSO
INFORMATIZADO
PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
SUMÁRIO
I – SICWEB - INSCRIÇÕES
II – QUADRO DE VAGAS (ANEXO I)
III – PROVAS: DATAS E HORÁRIOS (ANEXO II)
IV – CONTEÚDOS PROGRAMATICO (LINK DO SITE)
V – PEDIDOS DE ISENÇÃO
ATENÇÃO: O CANDIDATO DEVERÁ LER O EDITAL NA ÍNTEGRA, POIS MUITAS DÚVIDAS DECORREM DA FALTA DE LEITURA.
I – SICWEB - INSCRIÇÕES
01. O QUE SIGNIFICA SIGWEB
RESPOSTA: É a sigla do Sistema Informatizado de Concurso na WEB, desenvolvido pela Fundação Trompowsky, e utilizado nos concursos dos Colégios Militares realizados anualmente em todo o Brasil. Trata de um sistema que tem por finalidade a realização integral das diversas etapas de um concurso (inscrições, pagamentos, pedidos de isenção, emissão de CCI – Cartão de Confirmação de Inscrições, etc), além de permitir ao candidato o acompanhamento das fases do concurso e do deferimento ou não do seu requerimento de inscrição, por meio de área restrita do site.
02. Não consigo abrir os documentos do Link “Publicações”.
RESPOSTA: Os diversos documentos contidos neste link são abertos ao clicar no ícone do ”pdf”. Entretanto, caso não seja possível sua visualização é necessário verificar se a página na Internet não esta com um “zoom” acima de 100%, tendo em vista não existir barra de rolagem vertical.
03- Como faço para realizar a minha inscrição?
RESPOSTA: Clique na imagem de "Inscrição" existente na parte central do site. A partir disso é só seguir todos os passos solicitados até o final.
04- Como faço para realizar a minha inscrição visto que só consegui realizar o 1º Passo do Requerimento de Inscrição?
RESPOSTA: Clique na opção "Efetuar Login" existente no menu lateral esquerdo. Preencha o seu CPF e senha para logar-se no site. Feito isso, clique na imagem de "Inscrição" existente na parte central do site. A partir disso é só seguir todos os passos solicitados até o final.
05- Como faço para me inscrever em outro cargo?
RESPOSTA: Clique na opção "Efetuar Login" existente no menu lateral esquerdo. Preencha o seu CPF e senha para logar-se no site. Feito isso, clique na imagem de "Inscrição" existente na parte central do site. Em seguida é só seguir os passos solicitados. No formulário de requerimento será exibida uma mensagem de que está efetuando a segunda inscrição e os campos do cadastro aparecerão inativos com os dados preenchidos, basta digitar o código de validação no final da página e confirmar.
06- No passo 2 do Requerimento de Inscrição, o site apresenta o erro “Can not load treegrid CSS style! Fatal error! TreeGrid can not render”, com isso a lista de cargos não aparece. O que devo fazer?
RESPOSTA: Esse problema ocorre devido a uma incompatibilidade com o sistema instalado no seu computador e a velocidade de acesso a internet. Será necessário que se tente realizar o requerimento de inscrição novamente. Você também pode tentar utilizar outro computador ou até mesmo atualizar a versão do seu navegador, dê preferência Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer nas versões mais atuais.
07 - O boleto já foi pago, porém o meu Requerimento de Inscrição ainda conta como “Pendente”. O que devo fazer?
RESPOSTA: A confirmação do pagamento ocorre automaticamente dentro de 2 ou 3 dias úteis. Caso o prazo já tenha se esgotado, entre em contato conosco através do Fale Conosco.
08- Como faço para imprimir o meu CCI visto que a minha inscrição foi “Deferida”?
RESPOSTA: O CCI só será liberado na data prevista no Edital. Quando ele estiver liberado, basta acessar a tela de "Acompanhamento". Para isso siga os seguintes passos:
- Clique na imagem “Acompanhamento” existente na página inicial do site;
- Preencha o seu CPF e senha para logar-se no site;
- Clique no ícone referente ao CCI.
09- Como faço para alterar os meus dados cadastrais?
RESPOSTA: Clique na imagem "Acompanhamento" existente na página inicial do concurso. Feito isso, identifique-se com seu cpf e senha. Em seguida, selecione o seu Requerimento de Inscrição na lista e clique no botão "Alterar". Modifique os dados necessários, informe o código de validação existente no final da página e clique em "Confirmar" (também no final da página).
Atenção! Esse procedimento só é possível ser realizado enquanto o seu Requerimento de Inscrição estiver “Pendente”. Caso contrário, entre em contato conosco através do “Fale Conosco”.
10- Como faço para cancelar o meu Requerimento de Inscrição?
RESPOSTA: Em caso de desistência de uma inscrição para um cargo, não é necessário efetuar o seu cancelamento. O mesmo será automaticamente "Indeferido" quando terminar o período de inscrições e não for identificado o pagamento da taxa de inscrição.
11- Como faço para alterar o cargo do meu Requerimento de Inscrição?
RESPOSTA: Não é possível a alteração do cargo de um Requerimento de Inscrição, neste caso será necessária à criação de outro requerimento para o cargo desejado. Não se preocupe com o seu requerimento antigo, pois ele será automaticamente "Indeferido" por falta de pagamento quando acabar o período de inscrições. Para gerar um novo Requerimento de Inscrição siga os passos descritos em “Como faço para me inscrever em outro cargo?”.
12- Como faço para solicitar Isenção através do site?
RESPOSTA: Clique na imagem "Acompanhamento" existente na página inicial do concurso. Feito isso, identifique-se com seu cpf e senha. Em seguida, selecione o seu Requerimento de Inscrição na lista e clique no botão "Solicitar Isenção". Para maiores informações sobre documentação necessária para a Isenção de Taxa, consulte o Item 4 do Edital ou entre em contato com a Central/Postos de Atendimento.
II – QUADRO DE VAGAS (ANEXO i)
1. Este Quadro apresenta diversas Tabelas com a quantidade de vagas por cargo repetidas, por exemplo, o cargo de Agente Administrativo?
RESPOSTA: Este Anexo contém os cargos e as vagas distribuídos para 03 (três) instituições públicas: a Prefeitura Municipal de Rio das Outras, a Fundação Rio das Ostras de Cultura (FRC) e a OSTRASPREV, desta forme, teremos 03 (três) concursos sendo realizado simultaneamente.
Neste exemplo, o Candidato pode cadastrar um Requerimento de Inscrição para concorrer ao cargo de Agente Administrativo da Prefeitura (242 vagas) ou da FRC (3 vagas) ou da OSTRASPREV (1 vaga).
2. Qual a principal diferença entre os níveis existentes nos Cargos, por exemplo, o cargo de Nutricionista e Nutricionista II?
RESPOSTA: A diferença está na carga horária. Assim, a carga horária do Nutricionista é de 20 horas e do Nutricionista II é de 24 horas. Deve-se ressaltar, que a critério da Administração poderá trabalhar no Hospital ou no Pronto Socorro.
Outros exemplos: Farmacêutico tem carga horária de 20 horas enquanto o Farmacêutico tem 24 horas.
III – PROVAS: DATAS E HORÁRIOS (ANEXO II)
1. Como ficaria a questão da aplicação das provas objetivas? No mesmo horário ou no mesmo dia? Não encontrei esta especificação no site.
RESPOSTA: O Edital apresenta uma previsão para aplicação das provas objetivas, tendo em vista a oferta de 3.482 vagas em cargos de todos os níveis, que devem acarretar uma grande quantidade de inscrições, ultrapassando a previsão de locais e o limite de disponibilidade de assentos para os candidatos.
Desta forma, há necessidade da definição de quantidade de vagas por cargo, a fim de estabelecer as condições de realização: sábado e/ou domingo; turnos (manhã e/ou tarde); nível de escolaridade; cargos; etc.
A data, horário e local de realização dos exames constaram no Comprovante de Confirmação de Inscrição (CCI), que deverão ser impressos pela Internet no período de 19 a 23 de fevereiro, caso não ocorra prorrogação das inscrições.
Em princípio, as provas objetivas deverão ser aplicadas nos finais de semana e feriados, nos dias 31 de março, 1º, 7, 8, 10, 14 e 15 abril. Os primeiros cargos a serem avaliados deverão ser do nível superior, seguindo, o nível médio, fundamental e alfabetizado.
O Candidato deverá acompanhar constantemente o Calendário de Provas do Edital no Site do Concurso ou nas publicações do Órgão Oficial do Município, pois é uma previsão, podendo ser alterado caso haja alguma situação que o exija, tais como o número de inscritos ou outro fator relevante.
2. Posso comparecer ao local de prova com calculadora para o Concurso?
RESPOSTA: Não, conforme previsto no Edital, o candidato deverá comparecer ao local de Prova com antecedência mínima de uma hora do horário determinado para seu início, munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, CCI e do documento oficial de identificação original.
Durante a realização da Prova, não será permitida a comunicação entre os candidatos, o empréstimo de qualquer material, a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta.
 
 
O candidato não poderá entrar no local de aplicação de Prova portando: telefone celular, bip, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, notebook, calculadora, palmtop, relógio digital com receptor, entre outros, sob pena de ser excluído do Concurso.
O uso de calculadora científica esta autorizado somente para a prova do Cargo de Engenheiro Civil, conforme conteúdo programático no Site do Concurso.
2. Qual o instrumento musical do Professor de Música de Sopro?
RESPOSTA: O Professor de Música, cargo da Fundação de Cultura, atuará dentro da especificidade do cargo: seja ele canto, sopro, dança, arte cênica, percussão, violão, violino, guitarra, piano, teclado ou literatura dramática.
3. Qual o Pré requisito do Instrutor de Atividade Física em Saúde?
RESPOSTA: Bacharel em Educação Física + Registro Conselho no caso CREFI
IV – CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (LINK DO SITE)
01- Como faço para localizar a matéria / conteúdo programático de um cargo visto que o mesmo não se encontra no Edital?
RESPOSTA: Basta clicar na imagem "Documentos" existente na página principal, pois lá estão os documentos separados por nível de ensino. Feito isso, clique no ícone de "Download" referente ao documento que você deseja abrir.
ATENÇÃO: Os conteúdos são um “norte” (uma direção) às intenções e perfil do cargo pedido pela PMRO.
V – PEDIDOS DE ISENÇÃO
1. Gostaria de saber se segunda feira 20, a prefeitura funcionará para receber os documentos de isenção, pois devido ao carnaval ficará complicado?
RESPOSTA: A Prefeitura não receberá pedidos de isenção no período de carnaval (20 a 21 de fevereiro). Os pedidos de isenção deverão ser entregues no protocolo da Prefeitura no dia 22 de fevereiro, último dia de entrega de requerimentos, das 08:00 às 17:00 há, conforme está previsto no Edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário